Junho 30, 2024

Câmara realiza última sessão antes do recesso e pretende conter o deboche performático

0

À véspera de mais um recesso parlamentar, os vereadores realizam a última sessão camarária. O presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Wagner de Oliveira (PSD), o Wagnão, convocou três extraordinárias para esta quinta-feira (27), a partir das 13 horas. Nada polêmico na pauta, além de se tentar controlar o ambiente camarário em caso de performances teatrais.

Das 22 proposituras na pauta, a que exclui o uso de chapéus e bonés dentre os adereços de uso dos presentes no plenário durante as sessões é a mais curiosa. A proposta de Wagnão proíbe ainda o uso de adornos, como nariz de palhaço “e/ou todo e qualquer artefato ou vestimenta que possam ridicularizar o ambiente”.

O dramaturgo Nelson Rodrigues dizia: “Eu me nego a acreditar que um político, mesmo o mais doce político, tenha senso moral.” Para amenizar a mordacidade do cronista carioca, em Piracicaba a palavra ‘moral’ poderia ser trocada facilmente por ‘humor’, ao se tratar do legislativo municipal.

Outras pautas

Em primeira discussão, volta o Projeto de Emenda à Lei Orgânica (Pelo), que dispõe sobre a obrigatoriedade da execução orçamentária e financeira da programação incluída por emendas individuais do Legislativo em Lei Orçamentária Anual (LOA) – as chamadas emendas impositivas.

Em segunda discussão, há 15 matérias relacionadas para votação na extraordinária, tais como o PL de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), que autoriza o Poder Executivo a criar o benefício do aluguel social às mulheres vítimas de violência doméstica e os PLs do vereador André Bandeira (PSDB), que tratam da divulgação de obras e serviços públicos no site da Prefeitura.

Na mesma linha seguem os PLs do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, que determina a implantação de espaço reservado a cadeira de rodas, com identificação visual, nos pontos de embarque e desembarque; do vereador Pedro Kawai (PSDB), que trata da gratuidade no transporte público e da renovação da carteirinha para uso do mesmo, e o PL de André Bandeira, que garante prioridade no embarque e desembarque de passageiros nos veículos de transporte público às pessoas com deficiência, idosas, gestantes, lactantes e pessoas com criança de colo.

As outras duas reuniões extraordinárias poderão ser realizadas em seguida para a conclusão das votações das matérias, inclusive para contemplar o segundo turno de votação.

Redação

Matéria produzida pela equipe do site Viletim.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
Tiktok