Julho 6, 2024

Dos 150 projetos aprovados para a segunda fase da Liga Steam, 22 são de Piracicaba 

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Os 150 projetos selecionados para a segunda fase do Prêmio Nacional Liga Steam 2024 mostram que a mudança climática tem um forte apelo educacional, atraindo a atenção de professores e alunos das escolas brasileiras. Com o tema do meio ambiente, o prêmio este ano atraiu cerca de 2000 inscrições (um recorde) e os projetos escolhidos vêm de 85 municípios de 22 estados do país e o Distrito Federal, a maior abrangência já alcançada pelo prêmio desde sua criação.

Dos 85 municípios brasileiros que tiveram projetos selecionados este ano, o destaque ficou com Piracicaba (SP), com 22 projetos. A cidade já adotou a abordagem Steam em sua política educacional pública.

Já no ano passado os projetos vencedores nas categorias Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais e Ensino Médio abordaram o tema do meio ambiente, antecipando a tendência confirmada pelo Prêmio Liga Steam este ano.

“Professores e alunos das escolas públicas brasileiras demonstraram mais uma vez que o meio ambiente é uma preocupação de todos, de qualquer idade e de qualquer região do país”, afirma Tatiana Nolasco, presidente da Fundação ArcelorMittal, que em aliança social com a Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e Tríade Educacional, promove o Prêmio Nacional Liga Steam. “As recentes tragédias climáticas que vivemos nos últimos meses certamente contribuíram ainda mais para colocar o tema em pauta nas salas de aula, o que é muito bom”, avalia ela.

O Prêmio Nacional Liga Steam 2024 selecionou 50 projetos de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, 50 projetos de Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais e 50 projetos de Ensino Médio. As 150 iniciativas selecionadas podem ser conferidas neste link.

Para a próxima etapa do prêmio, que se estende de julho a outubro, os projetos serão implantados nas escolas. Em novembro, serão divulgados os finalistas nas três categorias.
 

A premiação

Neste ano, os projetos Steam vencedores do prêmio receberão um total de R$ 120 mil em dinheiro. Os primeiros colocados de cada uma das três categorias (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), receberão R$ 25 mil reais, dos quais R$ 10 mil para os professores ou professoras responsáveis, R$ 10 mil para a compra de equipamentos e/ou benfeitorias para as escolas e R$ 5 mil revertidos para a premiação dos estudantes da turma que realizou o projeto STEAM vencedor.

Os projetos Steam classificados em segundo lugar em cada categoria receberão R$ 10 mil, sendo R$ 5 mil para o professor ou professora responsável pelo projeto vencedor e R$ 5 mil revertidos para a premiação dos estudantes da turma vencedora. Já os terceiros colocados receberão R$ 5 mil, sendo R$ 3 mil para o professor ou professora responsável e R$ 2 mil revertidos para a premiação dos estudantes da turma vencedora.

A premiação para os estudantes, entre outras possibilidades, poderá ser utilizada na compra de equipamentos ou benfeitorias, realização de visitas técnicas ou recreativas, sempre em consonância com a escola.
 

O que é a Liga Steam

Criada em 2022, a Liga Steam promove a adoção da abordagem Steam nas escolas brasileiras. Trata-se de uma abordagem educacional bastante difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido. Além do Prêmio Nacional Liga STEAM, a estratégia contempla iniciativas como a formação em Steam para todos os educadores de redes públicas de ensino e a criação de uma Comunidade de Educadores Liga STEAM com o objetivo de torná-los referência e promotores da abordagem em suas regiões de atuação.

Redação

Matéria produzida pela equipe do site Viletim.com.br

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