Água: um recurso em risco e o papel de cada um de nós
Hoje, a cidade de Piracicaba possui mais de 190 mil ligações de água, 2.560 quilômetros de extensão da rede
por Raul Morais*
A água é um recurso vital que conecta todos os aspectos da vida humana e ambiental. Ainda assim, a negligência com a preservação e o não uso consciente dos recursos hídricos tem colocado nossos mananciais sob ameaça crescente. O Brasil, mundialmente reconhecido por sua vasta riqueza hídrica, encontra-se diante do desafio de proteger suas reservas naturais, especialmente os mananciais responsáveis pelo abastecimento de água. Dentre estes, os rios Piracicaba e Corumbataí que fornecem água para a nossa cidade, são os exemplos claros de complexidade no que tange a conservação destes recursos hídricos.
Hoje, a cidade de Piracicaba possui mais de 190 mil ligações de água, 2.560 quilômetros de extensão da rede de abastecimento de água, beneficiando mais de 420 mil habitantes. Isso representa um desafio na gestão do sistema geral de água no município, outrossim devemos ter um controle rigoroso no combate às perdas físicas, que impacta de forma negativa no volume de água tratada disponível para distribuição e abastecimento da população. Para termos sustentabilidade e qualidade do sistema geral de água no município de Piracicaba, precisamos adaptar e modernizar todas as fases e componentes do sistema de água, para isso são necessários grandes investimentos.
Visando melhorias no sistema de abastecimento do município, o Semae vem atuando e aplicando recursos em modernizações nas infraestruturas do sistema. Atualmente, temos as seguintes obras em andamento, como a ampliação da Estação de Tratamento de Água do Capim Fino, que aumentará a capacidade nominal de 1.500 para 2.000 litros de água por segundo, ou seja, um aumento de 33% da capacidade de abastecimento, com um investimento na ordem de R$ 23 milhões. Também em andamento a construção da adutora Capim Fino-Vila Industrial que fornecerá um reforço na distribuição de água para a região de Santa Teresinha, com um recurso de investimento de R$ 5 milhões.