#Humor. O celular é muito complicado.
Um sinal seguro de nostalgia é quando o cidadão começa a reclamar da tecnologia.
O celular é um aparelho muito complicado.
Mesmo quando é de modelo mais simples.
Tiro esta frase como um resumo de várias reclamações de clientes, senhoras da “melhor idade” com as quais viajei por quase dez anos, em excursões culturais que eu organizava. Muitas vezes, durante a viagem, elas me pediram socorro para resolver problemas dos mais cabeludos em seus aparelhos: da simples tela totalmente escura (bateria descarregada) até ícones 500% maiores, o que impossibilitava a navegação (esse foi mais difícil, era um iphone, cujo sistema não conheço, e tive que recorrer à ajuda das outras passageiras, que abriram vídeos no Youtube para me orientar).
Eu gosto quando a Inteligência Artificial alucina, como nesta imagem. Crédito: Me, myself and Microsoft Designer Image Creator.
Mas esses são problemas que podem acontecer com qualquer um. Muitas dessas pessoas, e outras ainda, têm dificuldades com o que chamaríamos de “letramento digital”: não sabem como funciona o aparelho, onde têm que clicar para alternar entre telas, onde clicam para achar um arquivo que baixaram, como acessam o vídeo legal que viram ontem, que foi enviado pelo Whatsapp mas que abriu no Youtube.
Mas isso não é tudo…