Laércio Trevisan se declara opositor solo ao governo Helinho Zanatta
O vereador de Piracicaba cria uma ilha de onde pretende atuar politicamente
Foto de Guilherme Leite
Helinho Zanatta (PSD) mal divulgou sua equipe de secretariado, na manhã de ontem (20), e o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) já inaugurou o que se pode chamar de ‘oposição solo’, se declarando adversário político do novo prefeito de Piracicaba.
Em áudio divulgado pelas redes sociais (ouça no final da matéria), Trevisan disse que se sentiu traído ao ver que Zanatta havia escolhido dois nomes vinculados ao governo Luciano Almeida e nomes indicados pelo deputado estadual Alex Madureira (PL), indo na contramão do que ele almejava.
Sobre quais nomes ele fala de forma clara? De Álvaro Saviani (Habitação e Gestão Territorial), Carlos Beltrame (Ação Cultural) e Ronald Pereira (Semae). Ele destaca ainda que Pereira (que seria, segundo o vereador, uma indicação de Edvaldo Brito — Avante), precisa ser melhor conhecido para se saber sobre seus feitos pretéritos.
O vereador insinua que o prefeito está fortemente vinculado a uma pessoa que ele (Trevisan) considera ‘perigosa’. E quem seria essa pessoa? Alex de Madureira, deputado estadual e integrante do seu próprio partido, o PL, com quem rompeu no final do primeiro turno das eleições municipais.
O tom do áudio é de ameaça e soa um tanto quanto inadequado para o momento, uma vez que o governo nem começou. Talvez, tais desavenças poderiam ser sanadas a partir de uma conversa franca entre o vereador e no novo chefe do Executivo municipal. Mas não se sabe se houve.
É uma característica de Laércio Trevisan jogar de forma isolada, como se fosse o senhor da coerência. Apoiou Barjas Negri (PSDB) e logo foi para a oposição. Apoiou Luciano Almeida (PP) e logo foi para a oposição. Desta vez, votou em Helinho Zanatta, mas antes da posse do mesmo, afirma publicamente que já está indo para a oposição.
Não se trata de uma oposição como será feita pela vereadora Rai (PT) ou Sílvia Morales (PV) e possivelmente por alguns integrantes do PSDB, mas uma oposição em que ele joga independente, dentro do mesmo tabuleiro político, que se convencionou chamar de direita. Parece até uma estratégia para se firmar como vereador diferenciado e atender, assim, seu nicho eleitoral.
Vale estacar um aspecto: A ira dele está relacionada mais diretamente com a indicação de Álvaro Saviani, que foi seu assessor por anos. Mas se desentenderam e cada um foi para um lado. Agora, com seu ex-aliado e atual adversário sendo nomeado secretário, bateu o sentimento negativo de ‘traição’, que é lançado contra todo o governo que entra.
Por que se desentenderam? Dizem nos bastidores que Saviani tem fortes relações com o bairro rural de Tanquinho e mesmo Trevisan indo para oposição durante o governo de LA, Saviani conseguiu melhorias para o bairro e Tanquinho acabou sendo uma referência para o programa de Zeladoria do governo atual.
Então, pode estar por trás dessa postura agressiva de Trevisan esse sentimento de que foi traído, como ele mesmo afirma, ao ver seu ‘adversário atual’ nomeado como secretário. Agora, quanto ao motivo da ruptura com Madureira, é um assunto a ser entendido melhor. Parece pura briga de poder.
Mesmo suas insinuações sobre a conduta do novo presidente do Semae precisam de aprofundamento. De qualquer forma, Trevisan inaugura a oposição solo e, tudo indica, é de lá que ele vai atirar suas pedras no caminho do prefeito e cobrar resultados.
Trevisan costuma dizer que atua com ética e na busca da verdade. Vamos ver se esta manifestação pública de fato está alicerçada nesses princípios. É uma questão que merece olhar atento. Sua postura pode ser também um sinal de alerta para o governo, de que pode ter do outro lado um franco-atirador.
Por isso, Helinho Zanatta precisa estar fortalecido no Legislativo, para seguir adiante com seus projetos, com bons propósitos e nada de informações manipuladas e escondidas, para não dar gás aos seus opositores. O tempo vai esclarecer sobre o verdadeiro significado desse aparente ruído lançado nas redes sociais por Laércio Trevisan Jr., mesmo antes do time de Helinho Zanatta entrar em campo.