Madureira distorce nas redes sociais caso resolvido pela Justiça para tentar macular imagem de Helinho Zanatta
Juízes do TRE decidiram por unanimidade a favor do direito de resposta do candidato do PSD e pela retirada dos posts
Em julgamento realizado agora há pouco, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu pela retirada das redes sociais de postagens considerada de “conteúdo difamatório e sabidamente inverídico” contra Helinho Zanatta (PSD). A decisão da Justiça foi por unanimidade.
A postagem ressuscita um fato ocorrido em São Pedro, quando Helinho era prefeito da cidade. Processo, por sinal, resolvido na Justiça e no Ministério Público, tendo sido arquivado. “A postagem traz à tona um caso antigo e de forma distorcida, o que demonstra desespero do meu adversário, com a intenção clara de tentar confundir os eleitores”, afirma Helinho.
Em uma das postagens, que está na página do tictoc de Alex de Madureira (SABE DO QUE EU TENHO ORGULHO? Tenho orgulho de ser pardo. Eu teria ver... | TikTok), o candidato do PL acusa Helinho de ter desviado dinheiro público, como réu confesso, em uma obra de reforma da praça central da cidade de São Pedro. Tendo que devolver os recursos financeiros para escapar de condenação e da prisão.
Há outra postagem nas redes sociais com o mesmo conteúdo, distorcendo manifestação do candidato frente ao Ministério Público. Helinho afirma que seus adversários sabem que a sentença foi anulada e que jamais houve confissão de crime junto ao MP, como se afirma, mas sim, “o reconhecimento de um erro administrativo, reconhecido pelo secretário de Obras a época, onde o Representado pagou uma multa estipulada e valor, em Acordo de Não Persecução Cível, proposto pelo Ministério Público do Estado de São Paulo.”
Sendo assim, o candidato do PSD entrou na Justiça para ter direito de resposta, cuja decisão foi unânime a seu favor. Acompanhe no vídeo a decisão da Justiça Eleitoral:
O Viletim havia alertado seus leitores que em determinado momento da campanha eleitoral para prefeito de Piracicaba haveria conflito entre os candidatos do segundo pelotão, que acreditassem na possibilidade de avançar para segundo turno contra Barjas Negri (PSDB).
Como Helinho Zanatta (PSD) tem crescido bastante e se destacado dos demais, com aponta última pesquisa da Vox Brasil, que dá 22,5% das intenções de votos para ele, o que o tornaria o nome com maior potencial de votos para um eventual segundo turno contra Barjas Negri, as armas se viraram contra ele.
Paulo Campos
O candidato a prefeito de Piracicaba Paulo Campos (Podemos) também entrou com recurso junto ao Ministério Público para que se investigue as pesquisas realizadas pela Vox Brasil, instituto que tem sido acusado de distorção nos dados de seus levantamentos, o que estaria favorecendo certos candidatos. No caso de Piracicaba, segundo Paulo Campos, estaria favorecendo Helinho Zanatta, que aparece com grande vantagem em relação aos demais. Perdendo apenas para Barjas Negri.
Só que a pesquisa em questão foi comprada pela emissora de TV SBT, sem qualquer envolvimento direto do candidato do PSD. É o que garante a assessoria de Helinho. Novamente, segundo Helinho, “trata-se de desespero de causa devido ao crescimento do meu nome nas pesquisas e o elevado potencial para eu ir ao segundo turno contra Barjas Negri, caso ele ocorra.”