Monumento à italianidade será inaugurado amanhã (3/10), no Parque da Rua do Porto
O evento será às 17h30, com a presença da banda da Polícia Militar, de Campinas
Assim como a construção da sede da Società Italiana di Mutuo Soccorso, no início do século passado, foi um marco para a história dos italianos em Piracicaba, o Monumento à Italianidade, que será inaugurado amanhã (3/10), às 17h30, no Parque da Rua do Porto, marca, além do reconhecimento dessa longa e bela história dos imigrantes, a renovação de valores ítalo-brasileiros preservados pelos seus descendentes.
Investir no sentimento de italianidade, instigando o renascer de um movimento cultural em Piracicaba, demonstrou-se uma iniciativa acertada da nova diretoria da Società. “Foi como se tivéssemos aberto as portas e janelas para que as emoções a respeito dos antepassados viessem à tona com toda força, como se elas estivessem ali, guardadas no coração das famílias, esperando apenas uma oportunidade para se despertar”, observa Juliano Meneghel Dorizotto, presidente da Società.
Ele conta que a adesão das famílias italianas ao projeto do monumento foi intensa e imediata, “a ponto de nos surpreender positivamente.” Tanto é que a obra de arte recebeu o apoio necessário para sair do papel do dia para noite. “Ao saberem das nossas intenções, as pessoas começaram a nos ligar. Elas queriam entender melhor como poderiam participar. Tínhamos que conseguir pelo menos 120 assinaturas, com apoio financeiro, para a produção da obra em bronze. Tivemos 125 assinaturas e mais uma centena que aguarda na fila”.