Museus da USP trazem conteúdo dos seus acervos para Piracicaba
Será uma experiência imersiva e digital que promoverá o encontro e a descoberta dos museus estatutários da Universidade, detentores dos maiores e mais relevantes acervos do Brasil
A diversidade de conhecimento produzido e preservado pelos museus estatutários da Universidade de São Paulo (USP) – Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Museu de Zoologia (MZ) e o Museu do Ipiranga, que faz parte do Museu Paulista (MP) – estarão com seus acervos em exposição na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), no Departamento de Ciência e Tecnologia dos Alimentos/espaço Jumbão. A abertura será dia 2 de outubro, às 14h.
A mostra, que ocorrerá entre 2 e 31 de outubro, das 9h às 18h, dará continuidade aos eventos comemorativos aos 90 anos da USP, percorrendo todos os municípios onde há campus da Universidade: Ribeirão Preto, Pirassununga, Bauru, São Carlos, Piracicaba, Lorena e São Paulo. Será uma experiência imersiva e digital que promoverá o encontro e a descoberta dos museus estatutários da Universidade, detentores dos maiores e mais relevantes acervos do Brasil.
Com seções exclusivas, os quatro diferentes acervos estarão reunidos no mesmo espaço por meio da intersecção entre recursos de realidade virtual e peças físicas selecionadas, criando para o público uma oportunidade de contemplá-los em um só trajeto. Todas as simulações e criações virtuais foram feitas na própria Universidade, pela equipe do Centro de Inovação da USP (InovaUSP).
O percurso inicia com 4M, filme documentário imersivo em formato de videoinstalação do artista e videomaker Tadeu Jungle. O acervo do MAC apresenta Boccioni no Brasil, tendo como destaque uma réplica da célebre obra Formas Únicas da Continuidade no Espaço, além da mostra Tempos Fraturados.
O recorte do MAE investiga a ocupação passada e presente dos povos indígenas na cidade de São Paulo, e traz artefatos junto a uma projeção tridimensional do sítio arqueológico Abrigo Itapeva.
O MZ trata do processo evolutivo animal e apresenta uma compilação de fósseis, além de mostrar exemplares impressionantes de dinossauros, inclusive um descoberto pela equipe do Museu.
Já o enfoque do MP se volta para a diversidade da sociedade paulista por meio de retratos históricos e coleções de porcelanas, além de levar o visitante a conhecer parte das salas expositivas do Museu do Ipiranga e a célebre obra Independência ou Morte!
Vale destacar que a exposição, gratuita, receberá visitas espontâneas autoguiadas e também contará com monitores e programa educativo para receber grupos e escolas das cidades onde será exposta.
A idealização do evento é da vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, e a coordenadoria é do pró-reitor adjunto de Cultura e Extensão Universitária da USP, Hussam El Dine Zaher.
Mais informações e agendamento de grupos: expomuseu90anos.usp.br/