Não adianta explicar se o outro está decidido a não entender
Como quebrar uma barreira de comportamento padrão em equipe?
por Alessandro Natal
De óbvio, não há nada no trabalho em equipe. O radar precisa estar ajustadíssimo para quem se propõe a liderar uma reunião que contemple responsabilidades. A questão não é o compromisso em si, mas o entendimento sobre o que precisa ser feito de fato. A linguagem pode ser geradora de ruídos.
Não adianta explicar se o outro está decidido a não entender. Exige-se uma antecipação do problema para ajustar os detalhes e a maneira de abordar a questão, colocando-a em uma amplitude maior, a fim facilitar o entendimento dos pontos elencados e sua importância.
É um trabalho que envolve não apenas os aspectos técnicos, mas também emocionais. A forma com que as pessoas vão agindo e reagindo a determinados tipos de assunto revela, no dia a dia, os fatores que bloqueiam seu entendimento sobre o que precisa ser mudado. É a partir dessa observação que o líder precisa dar o salto.
A comunicação precisa ser elaborada sem que sejam evidenciadas as limitações do grupo, para que o processo não seja agressivo e provoque mais danos. Por outro lado, tudo precisa ficar muito claro sobre os nós existentes e os resultados almejados.
O líder precisa ter essa perspicácia para que se avance na solução dos problemas, com o aval de todos os envolvidos, que se tornam coparticipantes. O recado precisa ser passado sem dor e o avanço deve ocorrer de forma perceptível à equipe.