Orquestra Sinfônica de Piracicaba leva o cinema para o palco
O objetivo do programa é diversificar o repertório da orquestra e, ao mesmo tempo, transportar o público para o universo do cinema
A Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) apresenta o espetáculo “Cinema em Concerto”, neste sábado (30), no Teatro Municipal Erotídes de Campos. O ensaio geral será às 16 horas e o concerto, às 19 horas, sob regência do maestro emérito Jamil Maluf. Em destaque no programa estão as trilhas sonoras dos filmes “Guerra nas Estrelas”, “2001 - Uma Odisseia no Espaço”, “O Poderoso Chefão 3” e “O Tempo e o Vento”. As sessões têm entrada gratuita. Os ingressos podem ser obtidos no site www.megabilheteria.com ou na bilheteria do teatro.
Conforme o maestro Jamil Maluf, o objetivo do programa é diversificar o repertório da orquestra e, ao mesmo tempo, transportar o público para o universo do cinema. “A nossa intenção é proporcionar diferentes vivências para os músicos e para o público, por isso, escolhemos músicas-temas de filmes expressivos do cinema mundial”, destaca o maestro. Nos anos 1980, ele foi um dos precursores no Brasil a trabalhar com a mescla música clássica e trilhas sonoras, ao promover concertos de grande sucesso com a Orquestra Experimental de Repertório, na capital paulista.
Dentre as peças escolhidas, está a “Suíte Sinfônica de Guerra nas Estrelas”, do filme “Star Wars”, de George Lucas, que rendeu ao compositor norte-americano John Williams o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original, em 1978. A obra possui cinco movimentos: o Tema Principal, o Tema da Princesa Leia, A Marcha Imperial (conhecida como tema de Darth Vader), o Tema do Yoda e Sala do Trono.
A OSP apresenta ainda “No Belo Danúbio Azul”, que integra a trilha sonora do filme de ficção científica “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, lançado em 1968, sob direção de Stanley Kubrick, um dos maiores diretores do mundo. A peça de Johann Strauss Jr. é uma espécie de hino não oficial da Áustria e frequentemente usada como valsa vienense no concerto de Ano Novo. Sua estreia ocorreu em Viena, em 15 de fevereiro de 1867.