Prefeito organiza força-tarefa para atender população em casos de inundações
Grupo envolve Defesa Civil e servidores de diversas secretarias municipais para contenção de possível situações adversas como chuvas fortes e extravasamento dos rios Piracicaba e Corumbataí
Na manhã de ontem (30), o prefeito Luciano Almeida reuniu parte do seu secretariado para tratar das chuvas intensas e inundações. Foram traçadas as estratégicas para ajudar a população ribeirinha em caso de emergência.
Neste momento, o rio Piracicaba segue em estado de Alerta. Na última atualização, na tarde de ontem, às 13h30, o manancial estava com 3,96 metros de altura e vazão de 335,59 m³/s. O rio Piracicaba chega ao estado de emergência com 4,2 m e extravasa ao atingir os 4,78m.
A Defesa Civil segue monitorando a situação dos rios e dos pontos que podem alagar. Os mais críticos são: avenida Armando de Salles Oliveira, entre o Terminal Central de Integração (TCI) e avenida Independência, avenida 31 de Março e rua Gomes Carneiro com rua Santa Cruz. Motoristas e pedestres devem evitar esses locais em caso de chuvas fortes.
Em relação ao rio Piracicaba, os pontos de alagamento são a região da Rua do Porto, avenida Beira Rio, Bongue, avenida Cruzeiro do Sul, avenida Jaime Pereira, Ondas, Algodoal, Ondinhas, São Francisco, Estoril, Jupiá, Gran Park e Artemis.
No caso do rio Corumbataí, os pontos que podem alagar ficam em Santa Terezinha, Vila Rios e IAA-Bessy.
O ribeirão Piracicamirim pode transbordar em pontos no Serra Verde, Ipanema, Astúrias, Bosque da Água Branca, Maracanã, Morumbi, Jardim Oriente, Vila Independência e trechos da avenida Alberto Vollet Sachs.
As pessoas que vivem em áreas de risco e se sentirem em perigo podem ligar para os telefones 199 (Defesa Civil) e 153 (Guarda Civil), Corpo de Bombeiros (193) e solicitar apoio.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo disponibiliza um canal de informações para a população, que alerta para eventos meteorológicos.
Para receber os informes no celular, basta enviar um SMS com o número do CEP da residência para o número 40199. Informações gerais podem ser acessadas em:
http://www.spalerta.sp.gov.br/