Nanico, porém rico
A rima é pobre, mas a informação é certa. O candidato a prefeito Edvaldo Brito, do Avante, está montado no dinheiro. O fundo partidário de R$ 700 mil em suas mãos está evaporando. Mas de R$ 500 mil ele já comprometeu. Esta informação é oficial. A militância deve estar feliz. Vamos ver se isso redunda em mais de mil votos para ele. Junto com os votos de Vinícius Bena, seria volume suficiente para eleger bem um vereador pelo coeficiente eleitoral. Se for diferente disso, vai surpreender e exigir matéria especial para este site. Mas só para depois do dia 6 de outubro.
Custo de cada voto
Essa é outra pauta especial para o Viletim: saber quanto custou cada voto de cada candidato a prefeito de Piracicaba com base nos recursos oficiais que têm disponíveis. A matéria sobre a receita de cada um deles está no site, disponível apenas para assinantes. É de se supor que o voto mais caro será mesmo do nanico Avante. Por isso Brito está montado na grana. Para pagar bem, uai. Nesse quesito, ter faro para dinheiro, ele vem se demonstrando eficaz, há de se concordar.
Bebel promete, promete
Universidade federal, sistema de transporte top, escola municipal com salários de professores ingleses, cidade reformulada... Vender, Bebel tenta, não se sabe se os compradores de propostas estão no mercado em busca de mágicas. É de se imaginar que o realismo seja a tônica destas eleições. Sendo assim, as ilusões ficarão para uma próxima. Bebel tem discursado que é contra estudantes de universidades públicas pagarem algum tipo de mensalidade. Este assunto é antigo e de difícil aplicação, em um país em que até gente rica fica indigente do dia para a noite com a ajuda de um bom contador. Enquanto isso, os estudantes de escolas privadas entram nas universidades públicas, e os alunos das escolas públicas entram nas privadas. Inverter esse sistema real, só abaixando a régua mais do que já se abaixou. Talvez seja o que Bebel queira. Universitários analfabetos funcionais no atacado e varejo. Só eles para entenderem o PT.