Recanto dos Pássaros, no Parque da Rua do Porto, é alvo de vandalismo
"A informação foi de que os profissionais da segurança devem permanecer sempre na base e nunca sair de lá”
Vândalos danificaram o Recanto dos Pássaros, no Parque da Rua do Porto, no último final de semana, na tentativa de furtar a placa de identificação do projeto paisagístico. Trata-se de uma placa de latão, que imita bronze, e seria levada, tudo indica, para venda em ferro-velho e consumo de droga. O espaço, concebido para ser uma área de observação de pássaros da fauna local e atração turística, completa um ano no dia 9 de dezembro.
Luis Bonassi, idealizador e realizador do projeto disse também que chegou a questionar em outras ocasiões a Guarda Civil Municipal (GCM), que trabalha na Rua do Porto. No entanto, foi informado de que tais profissionais não podem fazer ronda no parque. “Eles não me deram uma explicação convincente para tal postura, que demonstra grave limitação operacional. A informação foi de que os profissionais da segurança devem permanecer sempre na base e nunca saírem de lá”, disse.
Além de desabafar sobre o ridículo da situação, Bonassi diz estar muito triste pelo que aconteceu devido à falta de perspectiva. “Temos o serviço de segurança na região, mas que não opera conforme a necessidade, porque está engessada. Tanto é que recentemente foi roubada toda a fiação de eletricidade do parque, deixando a área no escuro por meses, com os policiais fixados muito próximo do local do crime, em sua base. Isso é um absurdo”.
Bonassi observa ainda que a limitação da segurança pode trazer novos problemas ao parque. “Hoje foi o Recanto dos Pássaros e por uma simples placa de latão. Mas, não podemos nos esquecer que há bem próximo daqui o Monumento à Italianidade, com uma mala feita de bronze ou latão. A peça, vistosa, deve estar já no radar dos criminosos. E aí?”, questiona o voluntário.