Reservatório da Marechal retoma abastecimento
Semae começou a recarregar a estrutura que tem capacidade para reserva 2 milhões de litros de água tratada
Após obras de reforma e revitalização, o mais antigo reservatório da Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) e Reservatórios Marechal – com capacidade para 2 milhões de litros - vai retomar o abastecimento a partir de hoje (19). O complexo, mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Semae, possui quatro reservatórios e teve importante papel no desenvolvimento da cidade; o mais antigo deles, datado do final do século 19, foi o que passou por reforma completa.
O reservatório, que tem capacidade para armazenar 2.000 m³ (que equivale a 2 milhões de litros de água), passou por testes de estanqueidades e cargas de água graduais para que pudesse entrar em operação.
Os reservatórios da Marechal além de abastecer a região central por gravidade, também são responsáveis pelo abastecimento dos reservatórios das regiões Pauliceia, XV de Novembro, Unileste, Dois Córregos, Conceição, Tupi e Cecap.
AS OBRAS – Após o fechamento para a visitação pública em 2022, o reservatório recebeu melhorias através da reforma e impermeabilização das áreas internas, visando a eliminação de fissuras e trincas do reservatório.
Os reservatórios de tijolos apresentavam problemas devido ao desgaste comum do tempo nas estruturas. A reforma consistiu na impermeabilização dos locais, retirando o revestimento atual, já danificado, e substituindo por uma manta de PVC inerte, que não contamina a água e nem se desmancha. Foi realizada também aplicação da camada de concreto e, na sequência, a manta de impermeabilização.
CASA DE BOMBAS – Além da reforma do reservatório, o Semae executou também, neste ano, obras de ampliação e melhorias na casa de bombas da EEAT Marechal. As obras consistiram na troca dos cabos de alimentação entre o quadro geral e os motores já instalados na unidade; instalação dos novos cabos entre o quadro geral e os painéis de dois novos motores; troca de um motor e uma válvula de retenção; troca do transformador; troca de tubos e conexões antigos e que já estavam comprometidos pelo tempo de uso; e interligação de dois novos conjuntos motobombas.
O objetivo do serviço foi de oferecer mais segurança ao sistema instalado, diminuindo os problemas elétricos na unidade, além de aumentar a capacidade de bombeamento do sistema em mais 100 litros por segundo, atendendo a crescente demanda da região abastecida pela unidade. Esse aumento na capacidade significa fornecimento de água para mais 36 mil pessoas.