Sala 1 do Teatro Dr. Losso Netto reabre amanhã com O Lago dos Cisnes
A peça será encenada pela Cedan, com música da Orquestra Sinfônica de Piracicaba
A Sala 1 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto reabre amanhã (20) ao público com o espetáculo O Lago dos Cisnes, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, com participação da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), sob regência do maestro Knut Andreas. Serão dos dias de apresentações.
A peça conta com a participação especial dos bailarinos da Companhia Estável de Dança (Cedan), dirigida pela maître de balé Camilla Pupa. A entrada é gratuita mediante retirada de ingresso uma hora antes do espetáculo na bilheteria do Teatro.
Este é o terceiro ano consecutivo que orquestra e companhia se unem para uma montagem de fim de ano. Em 2023, OSP e Cedan interpretaram Coppélia, de Léo Delibes, e em 2022, também em dezembro, encerraram a temporada com O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky.
Na reabertura da Sala 1 do Losso Netto, O Lago dos Cisnes tem no elenco 60 instrumentistas, 27 bailarinos e cinco atores. É um balé dramático em quatro atos, de 1876, do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovski, que estreou em 1877 no icônico Teatro Bolshoi, na capital russa Moscou.
A trama traz como personagens principais Odette (Cisne Branco) e Odile (Cisne Negro), que representam dualidades como inocência e sedução. Completam o enredo o Príncipe Siegfried, que representa o ideal romântico e a luta contra o mal, e Von Rothbart, o feiticeiro que transforma Odette em cisne.
“O Lago do Cisnes é o balé mais famoso do mundo, se tornando um grande desafio para a Cedan apresentá-lo. A minha remontagem e adaptação para a partitura da OSP demandou um estudo aprofundado da obra”, diz Camilla Pupa.
O teatro é um lugar histórico da cultura piracicabana e ficou um bom tempo fechado por falta de um sistema de ar-condicionado, que foi inteiramente trocado. Para o secretário da Ação Cultural de Piracicaba, Carlos Beltrame, “o espaço está sendo reaberto com um espetáculo que está à altura deste trabalho minucioso”.
“É uma grande emoção realizar essa inauguração após mais de um ano de trabalho árduo. O processo de instalação do novo sistema de ar-condicionado central envolveu muito planejamento e dedicação, e ver esse momento finalmente se concretizando me enche de satisfação. Todo o nosso esforço será recompensado, ao proporcionar um ambiente mais confortável para o público e para as produções e com maior eficiência energética para o teatro”, destaca a diretora do teatro, Luana Adelina Candida Lima Marchi.
Ar-condicionado
A troca do sistema de ar-condicionado da Sala 1 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto foi realizada entre os meses de setembro e dezembro deste ano. O investimento foi de R$ 563.200,00.
A casa de máquinas ganhou novas evaporadoras e os três quadros elétricos foram totalmente modernizados. Na Sala 1, os três aparelhos de ar-condicionado são novos e, pela primeira vez, o espaço ganhou seis aparelhos para atender o palco e um dentro da sala da técnica, que fica acima da plateia.
Trata-se de sistema de ar-condicionado, tipo Splitão para atender a plateia e do tipo Split Piso Teto para atender o palco da Sala 1.
Serviço
Reabertura da Sala 1 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto com o espetáculo O Lago dos Cisnes, com OSP e Cedan. Amanhã, sexta-feira, 20/12, e sábado, 21/12, às 19h30. Na avenida Independência, 277. Entrada gratuita. A entrada é mediante retirada de ingresso uma hora antes na bilheteria do Teatro. Informações: (19) 3403-2600.