Shows no Parque da Rua do Porto podem aumentar casos de febre maculosa em Piracicaba
A prevenção é o melhor remédio para quem vai aos eventos organizados pela prefeitura
Reunir pessoas. Festejar com muita luz e música. Marcar um tempo, um governo. É Natal. É fim de ano. Período de alegria. Ok, tudo bem-intencionado, tudo bem justificado. Mas onde ficam as capivaras, ou melhor, os carrapatos transmissores da febre maculosa?
Os eventos no Parque da Rua do Porto, organizados pela prefeitura, têm atraído público significativo. As famílias ficam felizes com a diversão tematizada, em espaço aberto e natural. Mas a febre maculosa não é mais uma preocupação pública?
Pessoas da área de saúde alertam para o risco de aumento do número de casos da doença ainda neste ano, exatamente por causa dessas festas que estão acontecendo ao redor do lago do Parque da Rua do Porto. Os primeiros sintomas aparecem cerca de 14 dias após o contágio. Será que todos os participantes sabem do risco que estão correndo? Os organizadores das festas se atentaram para isso e orientaram para a prevenção da doença?
O Parque da Rua do Porto é um local de convívio das capivaras. Elas circulam livremente às margens do lago onde está instalado o palco dos shows. As pessoas invadem o gramado e ficam expostas. Por isso, elas precisam saber que, após o evento, devem analisar minuciosamente o próprio corpo e o das crianças, para ver se não há sinais de carrapatos.
Para não ser estraga prazer, que fique esse alerta sobre a necessidade do cuidado pessoal. Febre Maculosa pode matar, se o tratamento não for feito corretamente. Se aparecer qualquer sintoma da doença, nunca se esqueça de avisar ao médico que esteve em um dos shows à beira do lago do parque da Rua do Porto, organizado pela prefeitura, onde vivem capivaras, hospedeiras dos carrapatos transmissores da febre maculosa.
Sintomas da febre maculosa
Os principais sintomas de febre maculosa, segundo o site tuasaude.com, são:
· Manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.
· Febre acima de 39ºC e calafrios;
· Dor de cabeça intensa;
· Conjuntivite;
· Náuseas e vômitos;
· Diarreia e dor abdominal;
· Dor muscular constante;
· Insônia e dificuldade para descansar;
· Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés;
· Gangrena nos dedos e orelhas;
· Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando paragem respiratória.
Obs: Os sintomas de febre maculosa podem ser difíceis de identificar e, por isso, sempre que existe suspeita, é recomendado ir ao pronto-socorro para fazer exames de sangue e confirmar a infecção, iniciando imediatamente o tratamento com antibióticos.