USP teve 8 dos 14 brasileiros incluídos no ranking da Clarivate Analytics de 2024
Pedro Brancalion, da Esalq, é um dos que compõem a lista
O professor Pedro Brancalion, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), foi incluído entre os oito docentes da universidade que figuram na lista dos pesquisadores mais influentes do mundo, conforme ranking divulgado pela consultoria britânica Clarivate Analytics.
A avaliação, baseada no número de citações das publicações pelos pares ao longo da última década, reconhece a relevância acadêmica e científica desses profissionais, com destaque para aqueles que mais contribuíram para o avanço de suas áreas de estudo.
“É um reconhecimento importante, que destaca anos de dedicação e amor à ciência. Mas é importante entender também que, embora eu, como indivíduo, receba este reconhecimento, ele reflete, na verdade, o mérito de todo um grupo, de uma ampla rede de colaboração, como se eu fosse só a ponta de um iceberg. Alunos de graduação, pós-graduação, posdocs, pesquisadores daqui e o exterior, todos envolvidos nos projetos”, diz Brancalion.
A edição de 2024 do ranking, publicado anualmente desde 2014, classifica os 6.636 pesquisadores mais citados, provenientes de mais de 1.200 instituições de 59 países e 21 áreas de pesquisa. O processo de seleção é conduzido a partir de dados do índice de citações do Web of Science, aliado a análises qualitativas realizadas pelos especialistas do Instituto de Informações Científicas (ISI, na sigla em inglês) da Clarivate.