Viva a margem de erro
Como há mais pesquisas a caminho, teremos mais chances de rir até domingo, um sorriso para reduzir a preocupação com tanta falta de critério técnico
As pesquisas eleitorais para prefeito realizadas em Piracicaba foram primorosas na imprecisão. Graças a elas, tudo pode acontecer. Barjas Negri (PSDB) pode ser eleito no primeiro turno, mas pode haver segundo turno. Nesse caso, o adversário do tucano pode ser Helinho Zanatta (PSD) ou Luciano Almeida (PP) ou Alex de Madureira (PL) ou Professora Bebel (PT) ou ainda, Paulo Campos (Podemos). Devido à margem de erro, que pode ser de 100%, estão, com certeza, excluídos do segundo turno, apenas Edvaldo Brito (Avante) e Vinícius Bena (PCB).
Por outro lado, a única certeza que as pesquisas trazem é que a maioria delas será motivo de piada, fora da margem de erro. Mas qual o instituto que merecerá mais gargalhadas dos eleitores? Índice Pesquisas, única que coloca a Professora Bebel (PT) em segundo lugar? Colectta – Instituto de Pesquisa e Estatística, única que coloca Luciano Almeida em segundo lugar? Vox Brasil, única que coloca Helinho Zanatta isolado em segundo lugar? Paraná Pesquisas, única que coloca Paulo Campos em segundo lugar? Pesquisa ASN e Via Vox, que colocam Alex de Madureira em segundo lugar? Faça a sua aposta.