Volta às aulas: vistoria de vans escolares começa na segunda-feira (20)
Serviço é prestado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes para garantir que condutores e veículos estejam regularizados
A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes inicia na segunda-feira (20) a vistoria dos veículos que fazem o transporte escolar em Piracicaba. A inspeção é obrigatória para que condutores regularizados realizem o serviço com segurança. A vistoria ocorre a cada seis meses. O prazo para os condutores fazerem a inspeção vai de 20 a 31 de janeiro. Atualmente, estão cadastrados no município 185 veículos escolares.
Durante a vistoria, são conferidos itens de segurança, de conforto e aparência do veículo, além da parte interna, como sistema de direção, freio, cintos de segurança individuais, tacógrafo, limpadores de para-brisa, extintor de incêndio e outros, além da checagem de toda documentação dos condutores e dos veículos.
“Com a aprovação na vistoria, os veículos recebem um selo confirmando que estão aptos a fazer o transporte. Além do selo, o proprietário do veículo recebe um documento devidamente identificado, que atesta a vistoria e é válido para o semestre. Segundo o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo., é importante que os pais ou responsáveis pelos estudantes fiquem atentos na hora da contratação para se certificarem da regularização do serviço.
“No momento de contratar, devem solicitar ao proprietário do veículo, toda documentação que é emitida pelos órgãos Municipais e Estaduais, referente à legalidade e regularidade tanto do condutor como a descrição do veículo autorizado para esse fim”, explica.
Os documentos são o Cartão de autorização escolar (emitido pelo Município onde constam os dados do condutor autorizado a conduzir o veículo e os dados do veículo a ser utilizado) e o documento do Detran (documento emitido autorizando a prestação do serviço de transporte escolar)