Junho 30, 2024

Reflexos de Três Linhas

A assessoria da professora Bebel (PR) ficou agitada com o último Três Linhas, deste site, em que foram apontadas questões da educação pública para os quais a pré-candidata a prefeita de Piracicaba se demonstra “exagerada”. Hoje foi noticiado que o governo Tarcísio de Freitas espera que as escolas do estado manifestem ou não interesse pelo programa de escola cívico-militar. Uma consulta para saber se há demanda e se o município apresenta características socioeconômicas para o modelo e deseja receber uma unidade. Se sim, a conversa prossegue, se não, papo encerrado sobre o assunto. Não existe imposição e nem ideologização do projeto, que seria um complemento de um sistema educacional complexo, a ser testado.

Reflexos de Três Linhas 2

Mas o que tem sido divulgado pela candidata sindicalista é que o governador quer “transformar as escolas regulares em escolas-quartel”. Puro exagero. E por qual motivo o Viletim enfatiza essa característica da Bebel em sua campanha? Porque até o editor deste site foi tratado de forma pouco lisonjeira por sua assessoria: “Deve estar a serviço do seu ex-patrão. Dizer os motivos pelos quais a professora Bebel tem esta posição é obrigação de qualquer jornalista com ética”, afirmou um assessor.

Reflexos de Três Linhas 3

Ele supõe que não haja ética em apontar algo óbvio. Ele supõe que não haja ética em se contrapor à petista. Todo petista é assim. Contrariado, sai atirando. Ainda bem que não passou do limite, mas deixou o recado, como se todo jornalista fosse mensageiro de algum candidato. É preciso deixar evidente aqui que esta página é livre e pode ser espaço para manifestação de ideias e críticas, sem encabrestamento. Quanto à ética, melhor nem levar adiante o assunto para não constranger ninguém.

Reflexos de Três Linhas 4

Mas por que Bebel é contra a escola cívico-militar? Claro que há um toque anti-1964 em sua postura, que deve ser respeitada. Mas o atual projeto em questão passa muito longe disso. Não se trata de aprová-lo ou não. Trata-se apenas de não exagerar em relação ao que está sendo proposto e discutido de fato. “Este é apenas mais um modelo de escola pública que estará disponível para a população do estado”, diz o representante da Seduc”. (Leia aqui a matéria)

Reflexos de Três Linhas 5

A dedução é que se trata de uma briga de poder. Bebel diz que não se deve misturar esferas em um debate municipal. Mas qualquer pessoa que acompanha o debate político sabe que uma boa gestão de Tarcísio de Freitas em São Paulo o colocaria naturalmente como candidato a enfrentar o PT em uma campanha próxima para presidente da República. O negócio, para os petistas, é tentar queimar a sua imagem de qualquer maneira, mesmo que para isso tenha que exorbitar, como tenta Bebel. Coisas da política. E o viletim.com.br está atento a isso. Explicação ética?

Secura total no clima e na política

O Rio Piracicaba está muito seco. O ar está muito seco. Não há previsão de chuva, pelo ClimaTempo, para os próximos 15 dias. O mês de junho já é, historicamente, de pouca chuva. Mas não choveu nada neste mês e assim deve permanecer. A não ser que algo de novo aconteça com a pressão marítima e as barreiras para que as nuvens com umidade possam avançar em direção ao continente. A saída é água, soro e paciência. Até parece que o clima acompanha a dinâmica da política local.

Redação

Matéria produzida pela equipe do site Viletim.com.br

1 thought on “Política para quem precisa de

  1. Como vocês mesmo disseram, é coisa de petista, não se leva em consideração. Eles tendem à contrapor qualquer avanço no sistema de ensino pois, o objetivo é, manter a população de baixa renda com as rédeas curtas.
    Cai fora Bebel, você não vai ser prefeita em Piracicaba. Pode esquecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
Tiktok