Julho 6, 2024

Profissionais de saúde não são exemplos em campanha de vacinação contra a gripe

0


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) foi prorrogada até o próximo dia 28, devido à baixa adesão de público. De 23 de março a 2 de junho foram imunizadas em Piracicaba apenas 65.541 pessoas, dentre os quais, aproximadamente 27.545 idosos, que representam o público-alvo que melhor respondeu ao chamamento e correspondem a 37% da meta.

Foram vacinadas também 5.983 crianças de 6 meses a menores de 6 anos (24,75% da meta); 674 gestantes (18,85%); 44 puerpéras (7,49%); e 3.241 trabalhadores da Saúde (22,66%). Fica evidente que nem mesmo os profissionais da saúde serviram de exemplo para incentivar a população a receber a dose.

Este ano o imunizante é trivalente – conta com três tipos de cepas combinadas, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil –, é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS. Durante a semana, vacinação acontece em todas as unidades de saúde da cidade: UBSs das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab), e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h.

Cibele Melo dos Reis, enfermeira responsável pela divisão de vacinas, afirmou que o resultado está abaixo do esperado, porém pode ser considerado positivo. “Ver que a população está buscando a vacina e nossos indicadores de proteção à população melhorarem é crucial para o controle da doença na cidade. A vacinação é eficaz e evita a evolução da doença para estes quadros mais graves. Por isso, reforço que a população vá até a unidade de saúde, tome sua vacina e se proteja”.

A enfermeira também recomenda que os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe como gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de seis anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais procurem os postos de vacinação. “Quem não tomou a sua dose, pode procurar uma unidade de saúde para se vacinar. A vacina é muito importante para proteger a população e evitar o aumento da incidência da doença na cidade”, enfatizou Cibele.

Redação

Matéria produzida pela equipe do site Viletim.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
Tiktok