Julho 6, 2024

Quando o asfalto se torna a piada

3

Carro meme

O carro que estava estacionado na rua Riachuelo, na área central da cidade, no dia em que o trecho foi recapeado, há mais de uma semana, continua lá, firme e forte. Por isso, ele impediu o acabamento do serviço, tornando-se motivo de atração. Pode parecer uma piada, mas a imagem dá uma dimensão exata de como anda a atual administração. A intenção é sempre melhor que a execução. Outros carros também já deixaram o estacionamento e imprimiram suas marcas em um asfalto que já nasce marcado por remendos.

Tubulação podre

Tornou-se também uma técnica para achar vazamento de água no asfalto o uso das máquinas pesadas que preparam a área para o recapeamento. Como a tubulação da rede do Semae está bastante fragilizada, é comum o peso dos equipamentos causar danos. Assim que se percebe o vazamento, a equipe do Semae é acionada, o cano é remendado e o recape segue. O único problema é que o asfalto novo esconde um problema velho de guerra, que ainda vai dar muito o que falar.

Cadê a tampa que estava aqui?

O morador da rua Floriano Peixoto, esquina com a Bom Jesus, Paulo César Giuriatti, disse que a equipe do recape foi um tanto quanto insensível na execução da obra perto de sua casa. Taparam até o PV de esgoto, popularmente conhecido como bueiro. Isso pode causar problemas posteriores, quando o acesso ao local precisar ser aberto. Primeiro, o ponto terá que ser identificado por alguém que conhece o trecho, uma vez que a tampa desapareceu sob o piche. Segundo, se aquilo não transbordar, para onde vai toda a me**%$da que busca um escape? Provavelmente ela voltará para as casas. César Giuriatti, morador na região desde 1998, diz que nunca viu um serviço tão malfeito e sem nenhum preparo preventivo.

Com vazamento ou sem vazamento?

Correm nas redes sociais ainda mais denúncias sobre o trabalho de recape da cidade, carregadas de deboche. Um caso particular aconteceu na rua Moraes Barros, que dá acesso ao Largo dos Pescadores, na rua do Porto. O recape foi exatamente no sábado (1), quando a região tem maior frequência de turistas. Não podia ser um dia melhor (com toda a ironia). Ainda por cima, o serviço ficou inacabado, com um vazamento gigante à espera da equipe do Semae. Hoje, o vazamento havia sido estancado e o serviço de recape deve ser retomado. Retrabalho. Para quem diz entender de gestão de recursos…

Calendário eleitoral

Os vídeos desta página dão a dimensão do problema. Não se trata aqui apenas de pegar no pé do governo municipal. Mas de mostrar como tem sido o trabalho de recapeamento de fato. Está certo que não é fácil gerenciar um trabalho dessa envergadura, que visa atender uma grande extensão de ruas em curto espaço de tempo. Mas não precisava ser algo assim tão risível, porque o trabalho apressado se mistura com o calendário eleitoral e toda a cidade fica de olho na aflição do governo de querer melhorar sua imagem diante do eleitorado. E isso não é bom para ninguém.

Coletiva para pouca novidade

Bebel fez suspense sobre o que tinha a dizer sobre o Campus Taquaral da Unimep e a intenção de se trazer para Piracicaba uma universidade federal. Marcou até coletiva de imprensa para tratar do assunto, como quem guarda um segredo a sete chaves. Mas a novidade mesmo é quase insignificante. A ideia é transformar o Campus Taquaral em utilidade pública, o que impediria a venda do patrimônio, com a possibilidade de receber uma universidade federal. Nas conversações em Brasília, representantes do governo federal ligados ao Ministério da Educação se comprometeram a levar a proposta apresentada pelo grupo de Bebel adiante depois que analisarem o caso. Ponto final.

(Colaborou Fernando Vieira – Repórter em Ação)

Redação

Matéria produzida pela equipe do site Viletim.com.br

3 thoughts on “Quando o asfalto se torna a piada

  1. Piracicaba está passando pelo maior investimento de recape de suas vias públicas, em toda a sua história. Nossas ruas e avenidas estavam judiadas, com remendos em cima de remendos, há muitos anos, ou alguém discorda disso? Serão mais de 250 quilômetros de vias pavimentadas. Um episódio isolado que é o carro que impossibilitou o serviço não pode e nem deve ser motivo de piada. O automóvel ali estacionado, mesmo que abandonado, é propriedade privada, é só pode ser removido mediante medida judicial. São vários veículos nessas condições de abandono que estão “ esquecidos “ nas vias públicas.

  2. Comentário p o sr Paulo César Giuriatt
    O senhor que observou a irregularidade, acionou e protocolou reclamação no site oficial p tanto… Ou seja o 156 ou o site Pira Sem Papel ?

  3. Bem assim…
    Sempre um trabalho mau feito diante grandes gastos onerando os cofres público. Já passou da hora de realizar um ótimo recapeamento nas vias pública. Eis o descaso da administração pública de Piracicaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
Tiktok