Junho 30, 2024

Audiência desnecessária 1

Sobre a audiência pública realizada ontem na Câmara Municipal, devido a um caso envolvendo o vereador Paulo Campos e funcionários da UPA Vila Rezende, em janeiro, é possível imaginar a cena: A maior muvuca na sala de espera, devido à demora no atendimento, cria o ambiente ideal para o edil mostrar trabalho. Ele chega e vai logo se achando senhor da situação. Entra na unidade a fim de pegar algum flagrante ou motivo que justifique o cenário de tensão. O servidor público, por sua vez, pressionado pela demanda e reclamações, está com o nervo à flor da pele e não sabe como contornar o problema. O encontro do vereador com o servidor acaba se dando de forma ríspida e provocativa. Envolve um, dois, três, até que se chama a polícia para agir e a bobagem está feita. (Leia matéria aqui)

Audiência desnecessária 2

Quem errou? Quem acertou? Evidente que ambos erraram, por não seguirem um protocolo de diálogo para que o entendimento tornasse claro o problema central, que poderia ter sido aumento exagerado da demanda, excesso de casos que não precisavam estar pressionando a unidade, casos de urgência e emergência que obrigam os médicos a deixar temporariamente de atender o público da espera, falta de médicos e outros profissionais, enfim. Mas o personalismo desnecessário de ambos os lados, acabou levando ao estresse, ao bafão e, consequentemente, à audiência.

Audiência desnecessária 3

Quem errou feio mesmo foi o governo, que entrou com uma ação judicial para que a Justiça decidisse sobre o assunto, e com a intenção velada de calar os vereadores. A Justiça, por sua vez, disse que o vereador tem o direito de fiscalizar, desde que respeite os limites de um ambiente de saúde e suas particularidades. Óbvio. E onde está o erro do governo? De puxar ainda mais a corda sobre um fato que precisava apenas de diálogo. Não se tira a prerrogativa de um vereador assim, de forma tosca. Osmir Bertazzoni, do sindicato dos municipais, foi feliz ao dizer na audiência que deveria ter havido uma conversa entre Legislativo e Executivo, para poupar o funcionalismo. Está coberto de razão.

Audiência desnecessária 4

O personalismo acaba tirando a razão até de quem tem razão. Aquela velha frase “sabe com quem você está falando?” deslegitima a autoridade e não se ajusta a um ambiente de civilidade. Deve-se partir da premissa de que ninguém está fazendo um serviço inadequado, mas sim, que algo está prejudicando o andamento do trabalho. É sobre este algo que deveria se fechar a conversa. Pelo fim, pelo cabo, pela audiência, não ficou muito claro o que de fato levou à fila exagerada e à demora fora de padrão no atendimento. Falou-se em demanda excessiva em decorrência da dengue. Seria só isso? Nada que um pouco de paciência não resolvesse, visto que, está na estatística oficial, 80% dos usuários das UPAs não deveriam estar nessas unidades em busca de atendimento emergencial. Mas onde eles deveriam estar? No postinho do bairro, no máximo, eles vão marcar um médico para não se sabe quando. Esse é o verdadeiro nó.

Carro meme 1

Mais um ponto para o site viletim.com.br, que deu evidência ao carro meme, plantado em uma rua do centro da cidade enquanto a mesma estava sendo recapeada. Além do risco de o piche danificar o veículo, este site destacava a necessidade de retrabalho e a marca que deixaria no trecho do recape complementar, somente do local em que estava o carro. Ou seja, a rua nova nascia com visual de velha. Hoje a prefeitura lançou uma nota sobre isso, pedindo que os moradores das ruas a serem asfaltadas observem esse detalhe e retirem seus carros para o serviço. Algo óbvio e até primário, mas foi assim que se sucedeu.

Carro meme 2

Depois que o Viletim publicou o carro meme, os demais veículos de informação foram atrás do fato e o assunto ganhou a praça. Vale observar mais um ponto. Esta semana, o Viletim deu uma matéria sobre o bairro Maracanã. Os moradores das ruas próximas ao Ribeirão Piracicamirim estão há muito tempo à espera de um tapa-buraco. De repente, este site ficou sabendo que as ruas apontadas estão na lista de serviços para breve. É isso aí. O serviço aparece quando a comunicação é bem-feita. Por isso, é importante estar atento ao barulho da rua. Temos dito.

Colaborou Fernando Vieira – Repórter em Ação

Redação

Matéria produzida pela equipe do site Viletim.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
Tiktok