Julho 6, 2024

Segundo turno, até o momento, seria entre Barjas e Madureira ou Barjas e Zanatta

0

Ainda na tentativa de compreender melhor o cenário político local e o processo eleitoral, invisto mais um tempo na leitura dos indicadores do Instituto ASN, que realizou a última pesquisa sobre os pré-candidatos a prefeito de Piracicaba.

Está lá que os dois nomes mais fortes para concorrer com Barjas Negri (PSDB) em um eventual segundo turno são Alex de Madureira (PL) e Helinho Zanatta (PSD). Ambos deputados estaduais e da base do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

No empenho para fortalecer sua imagem, Madureira investiu nos registros fotográficos ao lado de Tarcísio de Freitas (Republicanos), sempre acreditando que tal apoio do governador lhe fosse uma vantagem competitiva. Chegou também a trazer o ex-presidente Jair Bolsonaro a Piracicaba na esperança de que esse gesto lhe proporcionasse um empurrão significativo no ranking. No entanto, seu nome continua um tanto quanto estacionado, não sendo esse fator, apoio externo, pelo que se nota, um atrativo para mudança de opinião dos eleitores locais. Mesmo a pesquisa apontando que o apoio de Bolsonaro e Freitas deveria agregar valor ao candidato.

Helinho Zanatta, por sua vez, tenta superar o estigma de candidato forasteiro, mas aos poucos vai abrindo espaço para o seu nome junto a um eleitorado que identifica nele um gestor experiente, que se desenvolveu no executivo ao administrar duas cidades da região: São Pedro e Charqueada. Cidades pequenas, sim, mas que lhe dão crédito público e notório. Sofre ainda por não ser visto como um candidato autóctone, o que pode ser um problema ou não. A depender da estratégia de sua equipe de campanha e do seu desembaraço nos próximos meses.

Madureira está em seu segundo mandato como deputado estadual. Zanatta foi eleito pela primeira vez. A lógica daria ao primeiro nome alguns passos à frente, uma vez que o eleitorado estaria bem mais familiarizado com ele. Sem contar que, entre os três deputados da cidade, Madureira foi o que obteve na última eleição mais volto dos piracicabanos que os demais. Mesmo assim, ele está tecnicamente empatado com Zanatta, o que demonstra a força em potencial do segundo nome, entre os dois, para crescer ainda mais e ser uma surpresa no pleito.

Pelo movimento perceptível até o momento, o segundo turno, tão esperado pelos opositores de Barjas Negri (44,75%, pela pesquisa ASN), deve se dar entre o tucano e um desses dois nomes que aparecem em segundo lugar: Alex de Madureira (12,28%) ou Helinho Zanatta (11,88%), com uma leve vantagem a Zanatta, apesar de Madureira estar por um fio à sua frente. É o que diz a atual pesquisa.

Romualdo Cruz Filho

Jornalista e, à moda antiga, leitor de livros de papel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
Tiktok