Julho 4, 2024

Sobrevento apresenta peça de teatro para bebês em Piracicaba

0

O espetáculo Terra, recomendado para crianças de 0 a 3 anos de idade, será apresentado no Senac (R. Santa Cruz, 1148 – Alto, Piracicaba), no sábado (29), em duas sessões: a primeira terá início às 10h e a segunda, às 11h. Na quinta (27/6) haverá sessões para creches públicas, mediante agendamento. Cada apresentação dura em média 30 minutos e pode ser acompanhada por até 80 espectadores, entre bebês, pais e educadores.

TERRA

Uma mulher pisa na terra. Ao senti-la, lembra do carinho que brota da terra. Dela, desenterra os seus segredos, as coisas pequenas de que é feito o amor que cultivamos na terra. Inspirada na ideia de que as crianças costumam enterrar coisas que lhes são significativas, Sandra Vargas cria um texto que fala de memória, dos laços afetivos e do amor que está dentro de todos nós e que é a base de todo ser humano. O mote são os objetos e a memória que todo ser humano, mesmo bebê, tem. Memórias guardadas, enterradas, desenterradas, escondidas, reveladas, dançam em um círculo de terra escura e úmida. Sandra Vargas apresenta-se na companhia de dois músicos, que tocam, ao vivo, violão e violoncelo. 

Sandra Vargas, uma das diretoras do Sobrevento, coordenará uma oficina GRATUITA de

Teatro para Bebês, direcionada a educadores e artistas, no Garapa Cultural (Rua D. Pedro II, 1313 – Bairro Alto, Piracicaba). As aulas acontecerão nos dias 27 e 28/06 (quinta e sexta), das 19h às 22h. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail info@sobrevento.com.br. A oficina abordará o processo de criação do Sobrevento e as particularidades da construção de uma dramaturgia voltada para a primeira infância, que busca estabelecer uma comunicação poética, e não didática, com este público. Também se discutirá como amparar uma apresentação para bebês – a interlocução com programadores, pais e professores, a necessidade de monitores que acompanhem as apresentações. O projeto tem a produção local de Antonio Chapéu, o apoio do Garapa Cultural e Senac, e é realizado pelo EDITAL LEI PAULO GUSTAVO SP Nº 20/2023 do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas , e Governo Federal – Ministério da Cultura.

O SOBREVENTO E SEUS ESPETÁCULOS PARA BEBÊS

O GRUPO SOBREVENTO busca apresentar, experimentar, desenvolver, inovar, aperfeiçoar, difundir, multiplicar, valorizar, fortalecer, ensinar, aprender e estudar o Teatro de Animação, desde 1986. É reconhecido, nacional e internacionalmente, como um dos maiores especialistas brasileiros da área. É também uma das Companhias de Teatro de Animação que mais se apresentam no estrangeiro. No Brasil, realizou diversos eventos internacionais e fez a curadoria de muitos Festivais Internacionais de Teatro e de Teatro de Animação. Desenvolve uma pesquisa avançada, teórica e prática, acerca do Teatro para Crianças, no Teatro de Animação. Tem renome internacional e uma carreira sólida de 33 anos. Tem recebido prêmios ou indicações para prêmios importantes e críticas elogiosas que destacam principalmente o aspecto da pesquisa e a inovação em cada montagem.  

Há cerca de quinze anos, o SOBREVENTO pesquisa o Teatro para Bebês e mantém um intercâmbio artístico com a Cia. La Casa Incierta, pioneira do gênero na Espanha. O grupo vem realizando palestras, debates, encontros, oficinas e vem promovendo apresentações de companhias estrangeiras – os maiores expoentes do gênero da França, Espanha, Itália, Dinamarca, Canadá, Chile e Uruguai. Realizou em 2010, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2022 a Mostra Primeiro Olhar – Festival Internacional de Teatro para Bebês nas cidades de São Bernardo do Campo e São Paulo. Em 2011 realizou, com o patrocínio do Ministério da Cultura e do Banco do Brasil, o 1º Ciclo Internacional de Teatro para Bebês, no Rio e em Brasília. 

O grupo fez ainda muitas apresentações dos espetáculos BAILARINA, MEU JARDIM e TERRA – criados com o apoio do Prêmio Funarte Myriam Muniz e do Programa Municipal de Fomento ao Teatro – em São Paulo, São Caetano, São Bernardo do Campo, Poá, Mogi das Cruzes, Campinas, São Carlos, Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Caieiras, Santos, no Rio, em Brasília, em Recife, no Cariri Cearence, em Itajaí (SC). Suas únicas temporadas aconteceram no Teatro Fernán Gómez, em Madri, e no Espaço Sobrevento, em São Paulo, com grande êxito. Voltou à Espanha a convite do Festival El Més Petit de Tots, apresentando-se na região da Catalunha, e a convite do Festival Internacional Galicreques, em Santiago de Compostela. Participou do Festival Bábkarská Bystrica, em Banská Bystrica (Eslováquia) e do Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes, na cidade de Charleville-Mézières (França).

Entre 2014 e 2016, realizou mais de 300 apresentações e 13 oficinas para professores e coordenadores de creches públicas de São Bernardo. Os espetáculos foram indicados ao Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem, inclusive na categoria especial, “pela sensibilidade e pelo talento em promover sua primeira temporada de espetáculos para bebês e primeira infância.” O crítico Dib Carneiro Neto (Revista Crescer) também destacou o Teatro para Bebês do SOBREVENTO como a melhor iniciativa cultural de 2011 no campo do Teatro para Crianças: “…é teatro do melhor nível, que emociona, que toca, que estimula.”

TEATRO PARA BEBÊS é uma proposta pioneira no Brasil e vem ganhando espaços cada vez maiores, mundialmente. A capacidade poética nasce com o ser humano e os bebês têm direito à Cultura e ao convívio social. A comunicação com o bebê é possível, importante, necessária, desde o primeiro dia de vida, vida que começa antes do nascimento. Os bebês entendem tudo o que é importante, mesmo antes de aprender as regras, gramaticais, de boas maneiras, de convívio social, dentre muitas outras. O entendimento não está associado ao raciocínio lógico. Temos mais a aprender com os bebês que a ensinar-lhes. Teatro é comunhão, jogo, encontro, um espaço sagrado de festa e de descobrimentos. O Teatro para Bebês impele-nos a olhar velhas coisas como pela primeira vez e a redescobrir a capacidade de nos maravilhar que já tivemos e que ainda podemos recuperar.

SERVIÇO

ESPETÁCULO Terra

Dia 29/06, sábado, às 10h e às 11h

Senac (R. Santa Cruz, 1148 – Alto, Piracicaba)

Recomendado para crianças de 0 a 3 anos de idade Duração: 30 minutos

Lotação: 80 espectadores

Entrada gratuita. Ingressos disponíveis meia hora antes na bilheteria.

OFICINA de Introdução ao Teatro para Bebês, direcionada a educadores e artistas

Dias 27 e 28/06 (quinta e sexta), das 19h às 22h.

Garapa Cultural (Rua D. Pedro II, 1313 – Bairro Alto, Piracicaba).

Entrada gratuita, mediante inscrição pelo e-mail info@sobrevento.com.br

Redação

Matéria produzida pela equipe do site Viletim.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
Tiktok