Julho 6, 2024

Telemedicina atendeu apenas 500 pacientes no mês de maio

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A prefeitura divulgou hoje (19) o resultado do serviço de atendimento médico pela internet, chamado de Telemedicina. Foram 500 pacientes do SUS no mês de maio, o equivalente a pouco mais de 16 por dia. Como há um terminal para o serviço na UPA Piracicamirim, ele estaria vinculado também ao empenho para reduzir a demanda na unidade de pronto-atendimento, como afirma o próprio governo municipal.

Para a prefeitura, trata-se de um serviço inédito, que integra o projeto Zera Fila na Saúde e foi criado para acelerar o atendimento na lista de espera para consultas, exames e demais procedimentos represados durante os últimos anos, “bem como reduzir a alta demanda nas UPAs da cidade por pacientes considerados de baixo risco – classificados nas cores azul e verde”.

Supondo-se, por baixo, que a UPA do Pisca atende uma média diária de 650 pacientes (deve ser bem mais), têm-se 19.500 atendimentos por mês. Se forem contabilizados todos os atendimentos do Telemedicina, para efeito de cálculo, como se fossem atendimento da UPA, poderia se dizer que o novo serviço cobre apenas 2,5% da demanda total da unidade no período, o que é muito pouco quando se pensa em reverter o quadro de demanda elevada de pessoas classificadas como bairro risco (verde e azul), mas que buscam as UPAs.

Isso não desmerece a iniciativa, evidentemente, mas revela que o serviço ainda é subutilizado e que precisa ser melhor divulgado. É preciso entender também o motivo que afasta a população do Telemedicina, para se tentar quebrar essa resistência a partir de uma campanha direcionada.

Segundo o governo, “o atendimento em Telemedicina em Piracicaba acontece com o conceito de ofertar mais comodidade e segurança aos pacientes, que podem cuidar da saúde sem precisar sair de casa e com menos tempo de espera. A consulta pode ser realizada pelo site https://portal.piracicaba.sissonline.com.br/”. Com essa abrangência, a subutilização fica ainda mais evidente.

Orientações sobre uso do serviço

No App ou site, antes de acessar a teleconsulta, é necessário que o usuário faça um breve cadastro para, assim, acessar ao serviço. É possível o paciente escolher o dia e horário do seu atendimento, evitando fila de espera. Após a confirmação do agendamento, o paciente deve acessar seu perfil de consulta cinco minutos antes do horário agendado para que sejam lidos e aceitos os termos de proteção de dados e segurança – de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) –, conferência da estabilidade da internet e funcionamento da câmera e microfone.

Marcelo Pinto de Carvalho, ordenador de despesas da SMS, reforça que o serviço de Telemedicina é voltado para baixa complexidade. “Como é uma coisa nova tanto no serviço público quanto no privado, vemos este número de adesão ao serviço como positivo principalmente por ele ser oferecido em horário alternativo ao funcionamento das unidades de saúde da Atenção Básica, como UBSs e USFs, que atendem pacientes na saúde preventiva, com sintomas leves ou de baixa complexidade. Esperamos que a população continue utilizando o serviço que é totalmente online com a disponibilização dos atestados médicos, receita de medicamentos, renovação de receita, e encaminhamento para exames, tudo de forma digital”, enfatizou.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que é necessário que o paciente garanta que o dispositivo utilizado para a realização de sua teleconsulta médica possua acesso à internet em condições e qualidade suficientes para sua realização.

Veja vídeo com as instruções no link.

CABINE – Em um projeto-piloto, a Telemedicina de Piracicaba também oferece uma cabine de teleconsulta dentro da UPA Piracicamirim. A intenção é oferecer ao paciente – considerado de menor risco – um atendimento individual mais ágil em um consultório móvel instalado na recepção da UPA, assim proporcionando maior fluidez ao atendimento das urgências e emergências classificadas como amarelo, laranja e vermelho. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 17h às 8h, aos sábados, domingos e feriados 24h/dia, nos mesmos moldes da telemedicina convencional.

Ao chegar à UPA Piracicamirim, antes de retirar uma senha para atendimento convencional, o paciente será acolhido por um técnico de enfermagem que oferecerá o novo serviço caso ele se encaixe no perfil deste atendimento. O paciente, concordando em utilizar a cabine, será recepcionado por um funcionário da cabine que explicará como acessar o serviço por meio do cartão Pira Cidadão. Neste caso, com o cartão, será feito o primeiro acesso – para cadastramento do paciente e abertura de ficha –, em seguida agendado seu atendimento para a cabine. Assim que solicitado, o paciente entra na cabine e faz a sua consulta com médico clínico geral; após devido diagnóstico e liberação do paciente, a receita com a prescrição de medicamentos, atestado médico e encaminhamento para especialidade ou exame laboratorial – a ser realizado na unidade básica de saúde de referência quando solicitado – é enviado imediatamento no e-mail do paciente e fica disponível no aplicativo do cartão Pira Cidadão, de forma online.

Redação

Matéria produzida pela equipe do site Viletim.com.br

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