Maio 19, 2024

Piracicaba tem relativa queda no Índice de Oportunidades da Educação (IOEB)

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Piracicaba teve uma leve piora na qualidade no Índice de Oportunidades da Educação (IOEB) no ano passado em relação a 2021. Regrediu de 5,7 para 5,5, em uma escala de 0 a 10. A classificação segue a média estadual, de 5,5, e fica 0,4 pontos acima da média nacional, de 5,1.

Em 2015, quando foi iniciada a pesquisa que define o IOEB, Piracicaba alcançou 5,3 pontos; o Estado de São Paulo, uma média de 5.1, e o país, uma média de 4,5. Significa que, de lá para cá, Piracicaba avançou apenas 0,2 (passou de 5,3 para 5,5); o Estado saltou 0,4 (passou de 5,1 para 5,5), e o Brasil, 0,6 (passou de 4,5 para 5,1). Portanto, Piracicaba teve o menor avanço do setor, no período histórico, frente aos demais entes da federação.

ATENÇÃO

Pela métrica definida para a pesquisa, Piracicaba alcançou, no quadriênio de 2019 a 2023, em termos de nível de oportunidades, bem como aos esforços que vêm sendo feitos para avançar, o equivalente a apenas 0,9% no período, o que a posiciona positivamente na parte de cima do gráfico, mas em quadrante de atenção.

De acordo com a pesquisa, “os municípios localizados no quadrante superior esquerdo (caso de Piracicaba) oferecem melhores oportunidades educacionais, expressas por um valor de Ioeb acima da mediana nacional. No entanto, tiveram poucos avanços ou até mesmo retrocederam em 2023 quando comparados com 2019. Isso indica a necessidade de atenção e sugere o desenho e implementação de políticas e ações capazes de retomar caminhos que levam a novos avanços”.

OUTROS MUNICÍPIOS

Em 2023, Sorocaba ficou com 5,4 no indicador geral. No entanto, no quesito “esforço para avançar”, no quadriênio 2019 a 2023, saltou positivamente  2,8%, se posicionando melhor que Piracicaba nesse apontamento. O mesmo aconteceu com Campinas, que obteve 5,4 no IOEB, mas está com 3,2% nesse quesito “esforços para avançar”. Ribeirão Preto, com índice de 5,1 (em linha com a média nacional), registra melhoria no quesito “esforço para avançar”, de 2% no quadriênio.

SOBRE A PESQUISA

As perguntas feitas pelo IOEB são: Que oportunidades educacionais são oferecidas nos diversos territórios brasileiros? Como e o quanto cada ente federativo contribui para o sucesso educacional de seus cidadãos? Qual município e estado oferecem as melhores oportunidades de educação para crianças, adolescentes e jovens em idade escolar no Brasil?

Sendo assim, o objetivo do IOEB “é identificar as práticas que ampliaram oportunidades educacionais presentes em municípios e orientar gestores públicos nas tomadas de decisões para garantir o sucesso educacional” no país.

IOEB

Índice de Oportunidades da Educação Brasileira é um índice único para cada território, seja município, estado ou Distrito Federal e que engloba toda a educação básica – da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local -, bem como todos os moradores locais em idade escolar, e não apenas os que estão efetivamente na escola. (Piracicaba – SP » Ioeb)

A pesquisa foi lançada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Fundação Lemann, o Instituto Natura, a Fundação Roberto Marinho e o Instituto Península. Desde o ano passado, a gestão do IOEB está sob responsabilidade da Comunidade Educativa Cedac com a parceria técnica do Conhecimento Social e Metas Sociais.

Equipe

Matéria produzida pela equipe do site Viletim.com.br

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