Maio 19, 2024

Problemas na rede
A rede de esgoto da cidade é um problema generalizado. O site viletim.com.br recebe constantemente reclamações de moradores dos mais diversos bairros apontando sinais no asfalto que podem esconder complicações ainda maiores. Os furos que aparecem nas vias, como é o caso da rua Visconde do Rio Branco, 1664; da rua São Tomás de Aquino, 448, na Vila Monteiro, Dom Pedro II, na altura do número, 1812, certamente estão relacionados à Rede Coletora de Esgoto, de responsabilidade da empresa Mirante. E provocam insegurança.

Semae e Protocolo
Praticamente todas as reclamações acima já foram protocoladas na autarquia. A primeira tem o número 076298. A segunda recebeu o número 059353. Há também furos na rua Floriano Peixoto, Bairro Alto, 1490 e 1498, que receberam dois protocolos, mas estão bem próximos: 054048 e 054039. O fato é que todas as demandas têm mais de um mês de espera e nada de a empresa Mirante tomar as providências cabíveis. O que se sabe é que primeiro o técnico do Semae vai ao local, constata ser um problema da rede coletora de esgoto, o que já correu, depois ele remete à Mirante a reclamação. Aí surgem as dúvidas. Será que o protocolo foi completo? Será que de fato a Mirante foi notificada? Não adianta ligar para o Semae para saber, porque a burocracia é cega, surda e muda.

Vazamentos e buracos
Os problemas de asfalto vão longe. Vazamento, por exemplo, há na rua Henrique Rochelle, 310, no Caxambu, sob o protocolo no Semae 069137. Ou na rua Guilherme Hoeppner, 334. Ainda no Caxambu, na rua José Vicente, 1670, há uns 12 buracos que esperam por providências da secretaria de Obras. Ali, o risco de o motoqueiro perder o controle do veículo é muito alto. São reclamações para a equipe de tapa-buraco, que estão registradas no SIP 156, da secretaria de Obras, mas pelo tempo de espera, são como se não estivessem.

Bairro nobre, asfalto pobre
Por falar em asfalto ruim, no bairro Nova Piracicaba as ruas estão em estado lastimável. E olha que se trata de um bairro considerado rico. No entanto, tudo indica, as vias não acompanharam as condições socioeconômicas dos seus moradores. Bairro rico, asfalto pobre.

Ponte pênsil
A boa notícia no setor público está na decisão de fazer uma reforma completa da ponte pênsil que liga a Avenida Beira Rio ao Engenho Central. No entanto, há outra ponte pênsil, de madeira, que liga os bairros Nova América e Maracanã, precisando de uma ação urgente, por estar bem deteriorada e colocando em risco seus usuários.

Colaboração: Fernando Vieira, Repórter em Ação

Equipe

Matéria produzida pela equipe do site Viletim.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
Tiktok