Maio 20, 2024

Moderniza mas não é moderno

A sina do poder público é ingrata, pois as críticas não param. Enquanto de um lado há o projeto é informatizar a rede de saúde, de outro, há o bebedouro dessa ou daquela unidade, por exemplo, que não funciona. Há o equipamento de liberação de senha, recém-instalado, que deixa de cumprir sua função sem aviso prévio. O que falta? Equipe de manutenção, evidentemente. A rede é enorme e a equipe, escassa.

Funciona, mas não funciona

Na UBS Caxambu, o bebedouro está uma lástima. Sem água para enfrentar o calorão, os usuários da unidade não compreendem como pode ficar assim por tanto tempo. A ocorrência já foi registrada no SIP 156 sob o protocolo 24408. Quem conhece a realidade das demandas da região são os moradores, então é fundamental que a Prefeitura de Piracicaba tenha essa atenção. Mas funciona o 156?

Anda, mas para

Para implantar a rede online, as unidades estão, desde o dia 7, tendo que parar de atender pelo menos por um dia, conforme o serviço avança. No dia 17, por exemplo, será a vez da própria farmácia da UBS Caxambu. Nessa data, seus usuários, que precisarem de medicamentos, terão que se deslocar para outras unidades próximas. Faz parte do processo de melhoria, que inclui capacitação para o uso do novo software, o Siss Saúde. O sistema incorpora o prontuário eletrônico já ligado às informações do cartão Pira Cidadão, que substitui o cartão azul do SUS municipal.

Com data marcada

A agenda é essa: 4/05 param por um dia as farmácias Cecap, Jardim Oriente, Vila Sônia (no antigo Crab), Jardim São Paulo, Costa Rica, Planalto e Artemis; 17/05, Mário Dedini, Vila Sônia, Jupiá, Novo Horizonte, Tupi, Caxambu e Tanquinho (Zona Rural); 22/05, Paulicéia, Vila Cristina, Esplanada, Piracicamirim, Vila Fátima, Vila Rezende; 27/05, Santa Teresinha; e 03/06, as unidades Almoxarifado Central e LaboratórioCentral.

Tempo expandido

O posto de saúde Caxambu teve também seu tempo de atendimento à população expandido. Uma atitude sensata para tentar minimizar o impacto nas UPAs. No entanto, as luzes externas da unidade estão minimalistas ou não existem. Apena uma luzinha brilha atrás das árvores que embelezam o local. Que tal clarear o ambiente?

Quadra nova, hein Fernandinho?

Enfim, saiu a reforma da quadra do bairro Jardim Elite. Esta é uma conquista da população local junto ao Orçamento Participativo. Trata-se, portanto, de uma demanda antiga. A moçada que usava o equipamento estava desconsolada com as notícias, que só empurravam para outro dia a solução do problema. E qual era o problema? Piso e alambrado estourados, iluminação ruim, enfim gerando perigo para a meninada, que ficou sem espaço para as partidas de final de tarde. O contrato fala em seis meses, a um valor de R$ 199 mil, pela empresa VCS Rocha Construtora, que precisa finalizar os documentos. A torcida é para que o contrato se cumpra.

Colaborou Fernando Vieira, Repórter em Ação

Equipe

Matéria produzida pela equipe do site Viletim.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
Tiktok