Maio 19, 2024

Risco de deslizamento exige nova análise da pedreira do Bongue

0

Engenheiros da Secretaria Obras e Zeladoria (Semozel) acompanham nova análise da pedreira do Bongue para ver se há riscos de outros deslocamentos, como o ocorrido em dezembro de 2023. Segundo a pasta, caso sejam detectados mais pontos críticos, serão feitas as ações necessárias. Ainda de acordo com a prefeitura, o laudo geológico da área será executado pela empresa Geocor Consultoria e Projetos Ltda, com um gasto de R$ 18.480,00 e o prazo para entrega do documento de até 30 dias após a assinatura do contrato.

O titular da pasta, Marcio Marino, explicou que o desagregamento em dezembro ocorreu porque o bloco de rocha estava apoiado em uma camada de solo frágil. O bloco não atingiu a avenida Jaime Pereira. “Ao deslizar, foi contido pelo alambrado existente. Agora faremos uma nova análise neste local, para avaliar se há riscos de novos escorregamentos e, assim determinar a necessidade ou não de mais intervenções”. A pasta seguirá monitorando a pedreira.

ABERTURA DE VALA – Após o deslocamento da rocha em 28/12, a Semozel iniciou um serviço emergencial de limpeza, desobstrução e abertura de vala na base da pedreira do Bongue. Os serviços foram necessários como medida emergencial, para retirada de material acumulado e abertura de espaço para evitar que fragmentos cheguem à avenida Jaime Pereira.

INTERVENÇÕES – A prefeitura informou que no ano passado, diversas intervenções foram realizadas na pedreira do Bongue, “incluindo tombamento de rochas já condenadas, corte de árvores no topo, melhorias no sistema de drenagem no alto da pedreira e limpeza de área próxima à avenida, para retirar os fragmentos de rocha que já se desagregaram da pedreira”.

Em 2022, a Prefeitura executou a ampliação e o reforço das barreiras de contenção da pedreira. “O anteparo metálico foi refeito, telas trocadas e mais 250 metros de barreiras adicionadas”, afirma release oficial.

Viletim

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
Tiktok