Maio 12, 2024

Água e Esgoto

Todo mundo sabe que o Semae recebe diariamente um pacote de ligações sobre vazamento de água e esgoto. A própria autarquia já afirmou que 54,7% dos registros junto à ouvidoria são para serviços dessa natureza. Mas é escandalosa a situação da rede da cidade e não dá para deixar de lado os casos de vazamentos constantes, como se fossem parte da natureza. Velha e toda fragilizada, a rede não atende mais à demanda.

Bomba relógio

Pressiona aqui, estoura ali. Uma carga de poluição, entope lá. Caminhão pesado ajuda a detonar os canais de escoamento. É cartoon garantido para um bom humorista. Na rua Tiradentes, mês sim outro também se abre o mesmo local (proximidades com a ETEC Fernando Febeliano da Costa) para tentar dar sobrevida a tubulações podres. Mas o caso é generalizado praticamente por toda a cidade.

Generalizado

O bairro Jupiá ficou mais de um mês com pontos de vazamento de água potável. A foto acima mostra a realidade da rua Benedito Bozon Penteado, 645, no Pacaembu. Parece ser também água potável, segundo as informações enviadas ao viletim.com.br. Onde está a gravidade? Na falta de plano para resolver o problema. Entra governo, sai governo, a questão não muda e os argumentos são vazios e insustentáveis.

Tira do tubo

Quando o assunto é esgoto, chama-se a Mirante, filha da PPP, ou seja da Parceria Público-Privada. A explicação da empresa é copia e cola: a população joga muita gordura e absorvente no vaso sanitário e dá descarga. Por isso, entope e transborda. Ouve-se dizer que há uma disputa interna referente ao contrato com a empresa, pelo qual ela seria a responsável pela compra dos tubos necessários para a troca. Mas se espera que o Semae desembolse mais dinheiro para bancar esse material. Aí, devido ao impasse, não se sai do lugar. Se isso é verdade, não se sabe. Mas cabe um olhar mais atento sobre a questão. Onde há fumaça…

Cansou?

Parece que o prefeito Luciano Almeida cansou e resolveu contra-atacar na rede social. No caso, facebook. Buscou assim, tudo indica, um serviço externo para conseguir engajamento. Pelo menos suas publicações estão com menos comentários negativos. Há quem aponte o trabalho criativo de contas fakes nessa maravilhosa engenharia de tentar melhorar a imagem do chefe. (Foto: Fernando Vieira – Repórter em Ação)

Equipe

Matéria produzida pela equipe do site Viletim.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
Tiktok