Maio 11, 2024

Fernanda Vieira volta à Empem com ensino musical para crianças

0

Com ampla bagagem internacional, a musicista abre curso de musicalização infantil

A Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (Empem) abriu vagas para um novo curso de iniciação musical para crianças. Até aí, nada de diferente, uma vez que a escola sempre teve essa prática educacional. Mas quando se sabe que a professora que vai proporcionar a vivência musical aos alunos tem uma formação diferenciada para tratar do assunto, torna-se no mínimo interessante saber qual é a novidade.

“O curso de iniciação musical que pretendo construir segue a linha do que aprendi na Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena (MDW), que mistura alguns métodos com os ensinamentos de Dalcroze, e preza o vivenciar a música, antes de teorizar”, afirma a musicista Fernanda Vieira.

“A ideia é que as crianças que quiserem já possam começar a ter essas vivências desde cedo, acompanhada pelos pais que, por vezes, não tiveram ou não têm essa experiência de fazer música junto com seus filhos. E isso desde 1,5 ano de idade. Elas ficam por 2 anos e depois virão mais 2 anos desacompanhadas, para as aulas de iniciação musical”, detalha.

Segundo ela, a família sempre está envolvida na formação da criança. “Não temos como dissociar a criança da família”. É importante saber que Emile Jacques Dalcroze, citado por Fernanda, é um vienense que viveu até metade do século passado e criou um sistema de ensino de música baseado no movimento corporal, que se tornou mundialmente difundido a partir da década de 1930.

Com base em suas experiências internacionais com educação infantil, ela explica que não existe apenas um resultado esperado com o uso da metodologia que pretende seguir, por se tratar da primeira infância. Mas evidentemente que os benefícios da música vão ficando dia a dia mais transparente na vida da criança.

“Se pensamos a educação dos filhos, se pensamos em qual alimento é o mais saudável, qual a escola combina mais, falamos também de música como alimento para a alma. Proporcionar essas vivências para crianças é mais do que simplesmente falar sobre ter ou não facilidade no futuro para aprender a tocar um instrumento. É falar sobre seres humanos mais completos”, enfatiza.

Formação

Fernanda Vieira iniciou sua intensa vida musical na Empem, onde estudou da infância aos 18 anos. Formou-se em viola pela USP e tocou nas principais orquestras de São Paulo.

Em 2005 partiu para estudos no exterior. Em Mainz, na Alemanha, ingressou no conservatório Peter Cornelius. Na mesma cidade, atuou em concertos diversos de música de câmera e orquestras, dentre elas a Mainzer Kammerorchester. Viveu na cidade até a conclusão do curso de pós-graduação em viola.

Logo em seguida, ela se mudou para Viena, onde teve toda a experiência com musicopegagia, na MDW, e tocou como violista da Sinfonieta Baden, Wiener Kammerorchester, Haydn Akademie.

Sobre a Empem e sua volta para a escola como professora, ela diz: “Tenho uma relação de muito respeito ao tempo que estive na EMP, pois foi nesta escola que recebi uma excelente bagagem musical. Também fiz muitos amigos. Onde hoje existe a biblioteca, ou arquivo, era antes a cantina, e o jardim, lugar de brincar, de apreciar os cata-ventos, as engenhocas que o maestro Mahle expunha para as crianças. Era um lugar mágico. Era bom ser criança na EMP. E isto trago comigo sempre que estou ali dentro. Desta forma pretendo retribuir, levando à crianças um pouco da grande experiência que pude absorver ao longo da minha extensa formação.” (Foto: Lisa Budder)

Serviço:

Musicalização Infantil I: (crianças de 1,5 a 3 anos de idade)

Dia / Horário: Terças-feiras, às 9h30 e às 14h

Musicalização Infantil II: (crianças de 3,5 a 5 anos de idade)

Dia / Horário: Terças-feiras às 10h30

Local: Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle – Empem

Endereço: Rua Santa Cruz, 1155 – B. Alto – Piracicaba (em frente ao Senac)

Mais informações:

(19) 3422-2464 / (19) 9 9935 2220 (whatsapp) / secretariaempem@gmail.com

Romualdo Cruz Filho

Jornalista e, à moda antiga, leitor de livros de papel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
Tiktok